MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI (MPEG)

O MPEG desenvolve suas atividades de pesquisa e difusão em três bases físicas: Campus de Pesquisa (10 ha), Parque Zoobotânico (5,3 ha) e Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn, com 33.100 ha), localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã. As atividades institucionais incluem ações a serem desenvolvidas pelo Plano Plurianual do Governo/PPA, por financiadores externos e parceiros.

O Parque Zoobotânico é uma mostra viva da fauna e flora amazônicas. Abriga a administração do MPEG, além de ser o local onde são realizadas as atividades de difusão científica. O Campus de Pesquisa abriga as Coordenações de Pesquisa, Documentação e Planejamento, os Laboratórios Adolpho Ducke, de Sensoriamento Remoto (UAS), Microscopia Eletrônica e Datação do Carbono 14, a Pós-Graduação, as Coleções Científicas e o Serviço de Processamento de Dados. Os acervos científicos do MPEG representam a prioridade mais alta da instituição, pois formam a base das pesquisas e são um patrimônio de inestimável valor para a humanidade. A ECFPn é um laboratório de pesquisas com mais de 3.000m2 de área construída, destinado a estudos de longo prazo e a formação de recursos humanos.

A ESTAÇÃO CIENTÍFICA "Ferreira Penna"(ECFPn)

A ECFPn (www.museugoeldi.br/ecfpn) é um laboratório de pesquisas com mais de 3.000m2 de área construída, destinado a estudos de longo prazo e a formação de recursos humanos, situado na Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Melgaço, distante cerca de 400 km de Belém(PA). Desde 1993 o Museu Paraense Emílio Goeldi mantém em Caxiuanã, em área cedida pelo IBAMADF, a Estação Científica Ferreira Penna. Nesta, são desenvolvidas pesquisas da fauna, da flora, da climatologia e do homem da região. Pesquisadores do LBA desenvolvem projetos relativos a variabilidade climática, interação floresta-atmosfera, ciclo do carbono, características do solo, etc.

A Estação Ferreira Pena possui 33 mil hectares, correspondentes a 10% da área total da Floresta Nacional de Caxiuanã. A Estação dispõe de infraestrutura física adequada para facilitar os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores, que foi construída com financiamento do Governo Britânico. Dispõe de apartamentos, refeitório, lavanderia, biblioteca, laboratórios, auditório, barcos, estação meteorológica e várias torres meteorológicas.

Além disso, foi instalada na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) um uma torre micrometeorológica completa, com 54 metros de altura, em que se realizam medidas continuas de fluxos de energia, momentum e carbono, componentes do balanço de radiação, perfis verticais de temperatura e umidade, umidade e temperatura do solo, medidas de pressão atmosférica, temperatura do ar, velocidade e direção do vento, etc. Estes instrumentos fornecem informações fundamentais para a compreensão do microclima da floresta, da interação floresta-atmosfera, do balanço de energia e de carbono a superfície, de características físicas do solo.

Elas têm sido utilizadas pelos alunos do Programa em dissertações e exercícios práticos. A torre instrumentada, juntamente com as facilidades fornecidas pela ECFPn (sala de laboratório para o projeto LBA e miniauditório para cerca de 30 pessoas), constituem um espaço muito útil para aulas práticas para os alunos. Salientese que os dados ali gerados são de grande utilidade para pesquisas biológicas, ecológicas, hidrológicas, só para citar alguns domínios, e têm sido utilizados por alunos e pesquisadores de diversos grupos interessados na pesquisa da floresta amazônica. Dadas as suas condições particularmente adequadas para trabalhos de campo, a Estação Científica Ferreira Penna já serviu de base para as atividades previstas na disciplina Análise Integrada de Problemas Socioambientais na Amazônia do Curso Ciências Ambientais, quando da realização do Experimento COBRAPARA (www3.ufpa.br/cobrapara), descrito com maior detalhe em link no portal do curso.

UNIDADE DE ANÁLISES ESPACIAIS (UAS) DO MUSEU PARAENSE EMILIO GOELDI

Laboratório institucional de sensoriamento remoto e espacialização de dados que realiza análise, tratamento e processamento de imagens de satélites em software de sistemas de informações geográficas. Este laboratório fornece subsídios para a espacialização, análise e cartografia de dados científicos no âmbito dos projetos institucionais e interinstitucionais em parcerias e promove a capacitação dos usuários da UAS em termos de aplicações de técnicas de análises de imagens de sensoriamento remoto (imagens de sensores orbitais óticos e RADAR, fotografias aéreas, sensores aerotransportados), dados georeferenciados e dados tabelados indexados espacialmente. Área física ocupada: O Laboratório está instalado no setor de Laboratórios Institucionais no Campus de Pesquisa do MPEG e tem área construída de 36 m².