Atividades de extensão com inserção social

O Programa desenvolve um conjunto de atividades voltadas à inserção social por meio de parcerias, convênios e ações conjuntas com o Estado e a sociedade civil. Esta atuação vem possibilitando a inserção e o impacto regional e nacional do Programa tanto em termos da cooperação com a sociedade quanto na análise e formulação de políticas públicas na área socioambiental. 

Neste sentido, registra-se a participação de docentes e alunos do PPGCA nos projetos de extensão: 

1) Projeto de Extensão “Conservação e Uso dos Recursos Naturais em Áreas Protegidas no Nordeste Paraense”. Inclui as Reservas Extrativistas Marinhas do Nordeste do Estado do Pará centradas em três municípios: São João da Ponta, Curuçá e Igarapé Açu. Os dois primeiros municípios estão localizados em região estuarina, com predominância de extensos manguezais, área portanto, protegida por Reservas Extrativistas Marinhas, onde vivem pescadores e caranguejeiros tradicionais. Para Igarapé-Açu, trabalha-se com Área de Proteção Permanente, sobretudo populações assentadas próximos às margens dos rios, igarapés, lagos e igarapés. O programa envolve técnicos de instituições federais como ICMbio, estaduais como Secretaria de Pescas e Aquicultura e municipais como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas de São João da Ponta e Curuçá, Associação Quilombola Nossa Senhora do Livramento, em Igarapé-Açu.

2) As atividades de professores do projeto "Educar para uma Natureza Sustentável", que resgata e fortalece a área de Educação, melhorando a qualidade do ensino informal das ciências e, por conseguinte, na qualidade de vida destas populações que residem próximo a FLONA de Caxiuanã.

 

Atuação direta com a graduação

- Nos Cursos de Graduação do Instituto de Geociências da UFPA, com a participação do graduando em projetos e/ou das campanhas dos experimentos desenvolvidos pelos professores/pesquisadores do PPGCA. E nos demais cursos da UFPA, em especial a Graduação em Geografia do IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

 

- Atuação de docentes do PPGCA nos cursos de graduação da Universidade Federal Rural da Amazônia e Universidade do Estado do Pará, em atividades de orientação (iniciação científica) ou de trabalhos de conclusão de curso. 

 

- O Museu Paraense Emilio Goeldi está articulado com diversas Instituições de Ensino Superior do estado do Pará através da concessão de estágios não remunerados, de bolsas de iniciação científica, de bolsas de apoio técnico. A integração tem-se dado principalmente através do envolvimento do corpo docente na orientação de bolsistas, permitindo que alunos da graduação tenham a sua disposição temas, teorias e resultados recentes e inovadores de pesquisa. 

 

- Estágios interinstitucionais (graduandos do Amazonas, Rondônia, Goiás e Tocantins) com os pesquisadores atuantes em problemas socioambientais na Amazônia. Alunos e docentes do PPGCA, junto com outras instituições de ensino superior do país, participam de cursos de campo relacionados à ecologia e botânica na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), que são oferecidos em conjunto com o MPEG. 

 

- A EMBRAPA oferece vagas para estágio em seus laboratórios, além de bolsas PIBIC que são de acesso aos alunos da graduação e facilitam a integração destes com as atividades desenvolvidas na instituição. O Programa de Estágio de Complementação Educacional da EMBRAPA existe com o objetivo de orientar os estudantes, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino. Isso ocorre por meio da vivência de ambientes e processos de trabalho em situações reais da futura profissão.