Rede de Mudanças Climáticas e Ambientais do Pará

O projeto foi aprovado no Edital 14/2009 PRONEX/FAPESPA/CNPQ. O objetivo deste projeto é construir uma rede integrada de pesquisas multidisciplinares e discussão permanente, que possa atuar em parceria (pesquisadores e instituições) no desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico da área temática de mudanças climáticas globais e regionais, incluindo impactos, vulnerabilidades, dimensões humanas e respostas econômicas e sociais.

Programa de Pesquisa em Biodiversidade

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) é um programa gerado no âmbito da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os docentes e discentes do PPGCA aproveitam as facilidades do PPBIO para realização de trabalhos de campo e análises de laboratórios referentes  a seus trabalhos de dissertação.

Projeto Chuva

Processos de Nuvens Associados aos principais Sistemas Precipitantes no Brasil: Uma contribuição a Modelagem da Escala de Nuvens e ao GPM (Medida Global de Precipitação). Este Projeto realizará experimentos de campo em sete sítios com diferentes padrões climáticos, para estudar os regimes de precipitação no Brasil. Esses experimentos utilizarão radar polarimétrico, lidar polarizado, radiômetro de microonda, disdrômetros, radiosondas e vários outros instrumentos. As análises serão realizadas considerando as características microfísicas e a evolução com o ciclo de vida, os modelos de estimativa de precipitação, o desenvolvimento da tempestade e a formação de descargas elétricas, os processos na camada limite e a modelagem da microfísica.