Ciclo de palestras PPGCA – NAEA - Museu Paraense Museu Goeldi

Local: Auditório do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Museu Goeldi

Dia 15/9 às 9 h

Aberta ao público

Após as palestras haverá uma visita técnica ao aquário do MPEG

Palestra Dr. RONALDO BARTHEM, MPEG: “Manejo e conservação de peixes migradores na Amazônia

Palestra Dr. DANIEL TREGIDGO - University of Lancaster: “Demanda por alimentos em Manaus afeta peixe amazônico em raio de mil quilômetros

As áreas de florestas tropicais em todo o mundo estão passando por uma rápida urbanização, mas os impactos das metrópoles destas regiões sobre as populações de animais selvagens exploradas como alimento são em grande parte desconhecidos.

Pesquisa recente fruto de parceria entre a Universidade de Lancaster e a Universidade Federal de Lavras revelou que a demanda de alimentos urbanos poderia estar atingindo a vida selvagem até 1.000 km de distância da cidade. Centenas de moradores rurais da Amazônia foram entrevistados ao longo de um trecho de 1.300 km, gerando um extenso conjunto de dados sobre o status populacional da espécie de peixe mais importantes da região, o tambaqui, que é também um dispersor de sementes essencial para a várzea amazônica.

Os dados revelam que os tambaquis se tornam muito menores e mais difíceis de capturar quanto mais próximos de Manaus, uma metrópole de mais de 2 milhões de habitantes. Essa tendência se estende por mais de 1.000 km da cidade e a conectividade urbana, responsável pela presença de barcos que vendem gelo e compram o pescado, desencadeia esse declínio.

O artigo "Rainforest metropolis casts 1000 km defaunation shadow" foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, e também alerta para o quanto a diversidade florestal e os meios de subsistência humanos podem sofrer com este impacto, já que a urbanização já presente na América Latina, começa a acontecer nas florestas tropicais africanas e asiáticas.

QUALIFICAÇÕES e DEFESAS (MESTRADO & DOUTORADO) - 2017

Janeiro