- Laboratório de Modelagem Numérica de Tempo e Clima

É dedicado a apoiar as atividades de pesquisa dos alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, usando como ferramenta principal modelos atmosféricos BRAMS (Brazilian Regional Atmospheric Modeling System) e OLAM (Ocean-Land-Atmosphere Model). Esse laboratório também tem participado na coleta de dados que auxiliam na validação dos resultados gerados pelos modelos de mesoescala, sendo os principais sítios experimentais localizados na FLONA de Caxiuanã, FLONA do Tapajós, e nos municípios de Belém, Bragança, Igarapé-Açú, Soure e Cuiarana e mais recentemente na região de Manaus através dos Projetos GoAmazon e ATTO. Integra a Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Paráque atua na área de modelagem numérica e previsão climática regional utilizando o estado da arte em computação de alto desempenho. Ocupa uma área física de 54 m2, na sala número 05 do prédio da Faculdade de Meteorologia, na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto (IG/UFPA).

- Estudos e Modelagem Hidroambientais

O Laboratório de Estudos e Modelagem Hidroambientais – LEMHA tem como principal objetivo desenvolver estudos Hidroambientais culminando com a definição de modelagem do ciclo da água, suas interações com o meio ambiente e a avaliação dos impactos naturais e antrópicos causados ao meio ambiente. Como também dar suporte as disciplinas de graduação em Meteorologia e com participação efetiva na formação de mestres no Programa de Mestrado de Ciências Ambientais. O Laboratório está instalado no andar superior da Biblioteca Setorial do Instituto de Geociências, na Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, ocupando uma área de 40 m2.

- Laboratório de Meteorologia Sinótica

O Laboratório de Meteorologia Sinótica, da Faculdade Meteorologia, também dá apoio ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Este é composto por um conjunto de computadores capazes de realizar processamentos envolvendo séries de bancos de dados robustas, além da aquisição e tratamento de imagens de satélite; ocupa uma área de 48 m2.

- Estação Meteorológica e Laboratório de Climatologia

São os responsáveis por introduzir ao discente as atividades de observação meteorológica de superfície, assim como manter atualizado o banco de dados hidrometeorológicos da Amazônia. Área física ocupada: A estação está instalado na Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, em frente ao prédio da Faculdade de Meteorologia, ocupando uma área de 40 m2 e ajardinado ao ar livre de 400 m2 com abrigo meteorológico e está à disposição dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.