Livros de acesso público do PPGCA:

       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa desenvolve um conjunto de atividades voltadas à inserção social por meio de parcerias, convênios e ações conjuntas com o Estado e a sociedade civil. Esta atuação vem possibilitando a inserção e o impacto regional e nacional do Programa tanto em termos da cooperação com a sociedade quanto na análise e formulação de políticas públicas na área socioambiental.  

Neste sentido, registra-se a participação de docentes e alunos do PPGCA nos projetos de extensão ativos:  

1) Projeto de Extensão “Conservação e Uso dos Recursos Naturais em Áreas Protegidas no Nordeste Paraense”. Inclui as Reservas Extrativistas Marinhas do Nordeste do Estado do Pará centradas em três municípios: São João da Ponta, Curuçá e Igarapé Açu. Os dois primeiros municípios estão localizados em região estuarina, com predominância de extensos manguezais, área portanto, protegida por Reservas Extrativistas Marinhas, onde vivem pescadores e caranguejeiros tradicionais. Para Igarapé-Açu, trabalha-se com Área de Proteção Permanente, sobretudo populações assentadas próximos às margens dos rios, igarapés, lagos e igarapés. O programa envolve técnicos de instituições federais como ICMbio, estaduais como Secretaria de Pescas e Aquicultura e municipais como a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas de São João da Ponta e Curuçá, Associação Quilombola Nossa Senhora do Livramento, em Igarapé-Açu.  

2) As atividades de professores do projeto "Educar para uma Natureza Sustentável", que resgata e fortalece a área de Educação, melhorando a qualidade do ensino informal das ciências e, por conseguinte, na qualidade de vida destas populações que residem próximo a FLONA de Caxiuanã. 

 

PRODUÇÃO TÉCNICA EM 2017: 

a) Meios de comunicação

- Entrevista - Edição do dia 18/11/2017 - Jornal Nacional: Brasil bate recorde de emissão de gases do efeito estufa. Com a participação dos profs Marcos Adami e Ima Vieira do PPGCA.  

- Entrevista Jornal O Globo - Desmatamento da Amazônia. Profª Ima Vieira.  

- Entrevista - Condições meteorológicas associadas aos acidentes hidroviários (TV Record). Profª Maria Isabel Vitorino.  

- Óleo de Palma na Amazônia (documentário do CIFOR).  

- Reportagem exibida a nível estadual a respeito do Desflorestamento no estado do Pará. Jornal Bom Dia Pará. Prof. Marcos Adami. 

 - Entrevista - Expansão do dendê na Amazônia. Profª Ima Vieira. 

 - Entrevista - A agropecuária tem um papel chave na conservação. Profª Joice Ferreira.  

- Entrevista - Plataforma online revela em imagens o impacto da degradação na Amazônia. Profª Joice Ferreira.  

- Entrevista - Floresta Silenciosa, alerta sobre impactos causados pela degradação na Amazônia. Profª Joice Ferreira.  

- Entrevista - O mapa que mostra como a Amazônia está se tornando uma floresta mais rala. Profª Joice Ferreira.  

- Divulgação do Seminário - A liderança ambiental do Brasil em risco. Profª Joice Ferreira.  

- Divulgação - Rede internacional de pesquisa avalia a sustentabilidade do uso da terra na Amazônia. Profª Joice Ferreira.  

- Entrevista - Famosos se mobilizam nas redes contra decreto que extingue reserva na Amazônia. Profª Joice Ferreira.  

- Entrevista - Emissoras Liberal, Record, SBT: Emissões de gases de efeito estufa do aterro sanitário do Aurá.

 

b) Redes sociais, websites e blogs

- Floresta Silenciosa. http://florestasilenciosa.ambiental.media/  

- The Conversation, Tema - Climate change (https://theconversation.com/us): (1) Only local Amazonians can bring true sustainable development to their forest; (2) IPCC chair Hoesung Lee: we can meet 2°C global warming target if we act fast; (3) Yes, climate change matters: international scientists appeal to Trump on his first 100 days.  

- Hidropaisagem: Dinâmica da paisagem em Bacias Hidrográficas. https://hidropaisagem.wordpress.com/

 

 c) Atuação em projetos

- Atuação no Projeto Internacional: Mapping Amazonian biodiversity at multiple scales by integrating geology and ecology. FAPESP.  

- Mapeamento dos usos e cobertura da Amazônia por meio do projeto TerraClass. Projeto financiado pelo BNDES para mapeamento dos usos e cobertura das áreas desflorestadas da Amazônia para os anos de 1991, 2000 e 2014. 

 

d) Atuação e organização de eventos

- Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS). Diretor Científico - Steel Silva Vasconcelos (PPGCA).  

- Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS). Mesa: Terra Preta de Índio. Instituições Unifap, MPEG, INPA e Embrapa. Sob a mediação da Drª Lourdes Ruivo (PPGCA). A inovação nos sistemas agrícolas em Terra Preta de Índio.   

- Workshop Serviços Ecossistêmicos e Políticas Públicas no Pantanal. Evento para promover amplo debate sobre como construir políticas públicas para o Pantanal no contexto do Antropoceno, onde a Profª. Lourdes Ruivo (PPGCA) foi membro da comissão organizadora.  

- Realização de Minicurso (“Águas, Florestas e Mudanças Climáticas") e participação no Comitê Científico do IV Seminário Águas e Florestas. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Profª Aline Meiguins (PPGCA).  

- XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto: atuação no Comitê Científico. Prof. Marcos Adami (PPGCA).  

- X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia: atuação no Comitê Científico. Prof. Alessandro Carioca.  

- Coordenação de Mesa e Palestrante “Monitoramento de fluxos para compreensão dos efeitos de perturbações climáticas e antrópicas sobre agroecossistemas”. Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (http://www.cbagro2017.com.br/index.php?page=convidados). Prof. Alessandro Carioca.  

 

Demais participações: 

- Comitê Científico do Simpósio da Biota Amazônica.  

- Diálogo Público - Amazônia Sustentável: Desafios para o Desenvolvimento Socioeconômico. Tribunal de Contas da União.  

- Reunião de trabalho de autores do 1º Diagnóstico Nacional da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). UNICAMP - SP.  

- Seminário: Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - a interface entre ciência e política. Embrapa Amazônia Oriental.  

- Seminário: Cenários Participativos Multi-níveis - Perspectivas para a Agricultura Familiar na Amazônia. Embrapa Amazônia Oriental.  

- Seminário: O Amanhã de Amanhã é Hoje, realizado no Museu do Amanhã, RJ. Banco Santander e The Nature Conservancy.  

- Workshop Caminhos para Paisagens Sustentáveis. Instituto Internacional de Sustentabilidade – IIS.  

- Oficina Final: Cenários do Potencial de regeneração Natural e Recuperação da Vegetação nativa nos Biomas Brasileiros. Discussão dos resultados para o bioma Amazônia. Ministério do Meio Ambiente. 

 

e) Execução de palestras

- Palestra “A importância do Desmatamento Zero para a Amazônia”. Senado Federal - Audiência Pública sobre o Desmatamento Zero.  

- Palestra “Alteração do uso e cobertura do solo na Amazônia”. Workshop Paisagens sustentáveis. Serviço Florestal Americano (AFS), NASA e EMBRAPA.  

- Palestra “Land Use and Land Cover Dinamics”. Universidade de Maryland (UMD), NASA.  

- Palestra “Manejo de Açaizais e Conservação da Várzea Estuarina”. IX Seminário PPbio - Pesquisas e Conservação em Ambientes Protegidos. 

 - Palestra “Monitoramento de resposta rápida para combate à degradação florestal”. Workshop Silva Carbon, Washington, DC.  

- Palestra “Mudanças climáticas na época do Antropoceno”. No III Simpósio de Direitos Humanos das Américas.  

- Palestra “O Antropoceno”. Na UFAC – Laboratório de Paleontologia e na UFPR – Museu de Ciências Naturais.  

- Palestra “Usos da Terra e Sustentabilidade na Amazônia”. III Seminário de Pesquisas em Meio Ambiente (III SPMAC). UFPA.  

- Palestra no GIS Day promovido pela Universidade Federal do Acre.  

- Palestra no VI Workshop Internacional sobre planejamento e desenvolvimento sustentável em bacias hidrográficas. Uberlândia-MG. Profª Marcia Pimentel (PPGCA).  

- Palestra “Trocas de carbono água e energia nas florestas úmidas e sazonalmente secas da Amazônia”. Workshop Brasileiro de Micrometeorologia (http://coral.ufsm.br/micrometeorologia/2017/index.php/pt-br/programacao).  

- Palestra “The forest as seen by environmental sensors at Amazon FACE plots”. Simposium Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, EUA. 

 

f) Consultorias e serviços Ad Doc

- Auditoria dos resultados do monitoramento do plantio de soja em áreas desflorestadas no bioma Amazônia (“Moratória da Soja”). MMA, ABIOVE, ANEC, Greenpeace, Banco do Brasil e WWF.  

- Elaboração do relatório de impactos do Programa SISBIOTA Brasil. CNPq.  

- Parecer técnico científico no Edital CAPES 03/2017 - Programa de Apoio a Eventos no País. PAEP. Área de Ciências Ambientais. 2017.  

- Parecer Científico no Edital CNPQ - Bolsa de Pós-Doutorado PDJ. 2017. 

 - Consultoria, para o Qualis Livro, Área de Ciências Ambientais. 2017.  

- Consultoria científica ao Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa - PLANAVEG. 2017.  

- Parecer Científico. Avaliação Quadrienal/CAPES: ESALQ – Programa de Ecologia Aplicada.

 

g) Premiações

- Dr. Edson Rocha. "Medalha Mérito da Defesa Civil", pelo reconhecimento dos serviços relevantes prestados ao Estado.  

- Dr. Alessandro Carioca. “Prêmio Qualidade de Vida Ambiental - 2017”. Fornecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará.