O Programa desenvolve um conjunto de atividades voltadas à inserção social por meio de parcerias, convênios e ações conjuntas com o Estado e a sociedade civil.  Esta atuação vem possibilitando a inserção e o impacto regional e nacional do Programa tanto em termos da cooperação com a sociedade quanto na análise e formulação de políticas públicas na área socioambiental. Neste sentido, registra-se a participação de docentes e alunos do PPGCA no projeto de extensão: Convênio UFPA/SUDAM - 03/2012, que desenvolve produtos e modelos de previsão de enchentes e monitoramento de eventos hidroclimáticos extremos utilizados pelas Coordenações Municipais, Regionais de Defesa Civil em suas rotinas operacionais de prevenção, alerta e desenvolvimento de ações voltadas para a minimização dos impactos, sociais, econômicos e ambientais provocados por a estes eventos. Este convênio também atua na formação de pessoal técnicos de nível médio e superior através de treinamentos em defesa civil, eventos hidroclimáticos extremos, impactos e planejamento de ações de defesa civil apropriados a estes eventos.

Outro destaque a fazer em relação à inserção social é o Projeto de Extensão “Biodiversidade, populações tradicionais e uso sustentável dos recursos naturais em áreas protegidas” (UFPA - PPGeo/PPGCA/ICMbio) associação da Reserva Extrativista Marinha de São João da Ponta, nordeste paraense. O projeto desenvolve atividades ligadas ao ensino, extensão e pesquisa, compartilhando os saberes científico com aqueles das comunidades locais.  Nessa perspectiva, desenvolve atividades de educação ambiental que envolve docentes e discentes da UFPA e os usuários da RESEX.  A UFPA, por meio do representante docente do PPGCA tem assento no Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista que vem atuando desde 2013. Dessa forma, projetos de Iniciação Científica e Dissertações de Mestrado, tem atendido demandas locais discutidas no âmbito do Conselho e da Academia.  O resultado dessa parceria está no fortalecimento da gestão da Unidade de Conservação e na produção de pesquisas aplicadas à realidade regional.

Há que se fazer referência, ainda, às atividades de professores do projeto "Educar para uma Natureza Sustentável", que resgata e fortalece a área de Educação, melhorando a qualidade do ensino informal das ciências e, por conseguinte, na qualidade de vida destas populações que residem próximo a FLONA de Caxiuanã.

Outra ação que demonstra a sua inserção regional do PPGCA é feita pelos docentes associado ao MPEG através do programa "Museu Portas Abertas", durante a semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, que atendem alunos do ensino médio e fundamental com exposições científicas, palestras e seminários sobre o meio ambiente amazônico e sua função nas comunidades locais.