O PPGCA participa dos seguintes projetos que tem intercâmbios institucionais:

INCT/MPEG/CNPQ/FAPESPA: Uso da Terra e Biodiversidade

O projeto conta com  a participação de pesquisadores e docentes da UFPA, EMBRAPA, MPEG, UEPA,  e tem como objetivo principal o estudo da biodiversidade e de práticas de manejo sustentável na Amazônia paraense. Os estudos integram uma linha interdisciplinar ao envolver métodos de pesquisa da agronomia, biologia, ecologia e social. Um dos avanços do projeto é a Escola da Biodiversidade, onde os participantes do projeto levam os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo projeto às comunidades envolvidas.

PELD - Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração

O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) representa uma iniciativa pioneira de financiamento de pesquisa em longo prazo no país. Trata-se de uma verdadeira ação de Estado, inserida no Plano Plurianual do Governo Federal, e vem sendo executada sob a responsabilidade do CNPq desde 1997. Tem como foco o estabelecimento de sítios de pesquisa permanentes em diversos biomas e ecossistemas do país, integrados em rede para o desenvolvimento e o acompanhamento de pesquisas ecológicas de longa duração, com o objetivo de obter informações relevantes sobre aspectos fundamentais para a Conservação da Biodiversidade e Uso Sustentável dos Recursos Naturais dos ecossistemas brasileiros.

INCT/MPEG/CNPQ/FAPESPA: Mudanças Climáticas

Este INCT visa coordenar as atividades de vários grupos/Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e no exterior na temática de Mudanças Climáticas. O INCT para Mudanças Climáticas reúne a maior e mais abrangente rede interdisciplinar de instituições de pesquisa em meio ambiente no Brasil, envolvendo mais de 90 grupos de pesquisa de 65 instituições e universidades brasileiras (dentre elas a UFPA)  e estrangeiras, com mais de 400 participantes.